• Palmas - TO, 01.10.2025

O professor Plínio exibe orgulhoso a Moção de Aplausos, ladeado pela sua esposa, Norma Sélis, bem como, do vereador Jair Souza, da professora Wellitania Oliveira e da Reitora da Unirg, Lady Sakay

  • Política
  • 20/06/18 11:48
  • Zacarias Martins

Professor Plínio Sabino Sélis recebe Moção de Aplausos da Câmara de Gurupi

Por iniciativa do vereador Jair Souza (MDB), na   sessão ordinária da Câmara Municipal de Gurupi, realizada na manhã desta quarta-feira (20), o escritor e professor Plínio Sabino Sélis, foi homenageado com uma Moção de Aplausos pelo lançamento de seu livro “Gurupi em prosa e versos: breves recortes”, publicado recentemente pela Editora Veloso.

A moção foi ainda subscrita pelos vereadores Eduardo Fortes (PSDB) e   Miriam Lustosa (MDB), sendo aprovada por unanimidade.

Jair Souza destacou a importância da obra do professor Plínio Sabino Sélis para o cenário literário, em especial, para Gurupi, já que faz uma abordagem considerada interessante pelo parlamentar, sobre assuntos relacionados com a Capital da Amizade.

“Não só por sua obra, mas por tudo que o professor Plínio representa para a literatura e a educação do Tocantins, é merecedor do reconhecimento público por parte desta Casa de Leis”, argumentou Jair Souza.

Agradecimentos

Sensibilizado, Plínio Sabino de Selis agradeceu a Deus pela homenagem recebida da Câmara de Gurupi, principalmente, pelo aval de todos os vereadores que aprovaram a Moção de Aplausos. Também agradeceu ao vereador Jair Souza que teve essa iniciativa. “Sinto-me gratificado por esta homenagem que serve, também, de grande incentivo na minha carreira literária, que, por enquanto, registra a publicação de dois livros, mas outros, certamente viram, brevemente”, afirmou o professor.

Sobre o homeageado

Plinio Sabino Sélis é Pós-Doutorando em Psicologia pela Universidad John Kennedy, na Argentina; Doutor em Ciências da Educação, pela Universidad Evangélica del Paraguay, além de Mestre em Educação, pela Universidade do Oeste Paulista e Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília, dentre outras especializações. É professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  e do Centro Universitário Unirg.  Integra os quadros de Membro Efetiv o da Academia Gurupiense de Letras (AGL).

No ano passado publicou o livro “ACUSO, mas DEFENDO” (Ed. Veloso), em parceria com o professor universitário e causídico Ubiratã Silvestre Pereira, coadjuvado por três eméritos juristas, os professores Manoel Bonfim Furtado Correia (in memoriam), Plínio Pinto Teixeira (in memoriam), e Sady Antonio Boessio Pigatto.

Por Zacarias Martins