• Palmas - TO, 23.04.2024

  • Agronegócio
  • 14/10/17 12:27
  • PróCampo

Frigorífico Plena, de Paraíso do Tocantins, realiza abate técnico Nelore JEM

 unidade de Paraíso do Tocantins do Frigorífico Plena,  realizou no último dia 6 de outubro, o abate técnico de animais do pecuarista José Eduardo Guimarães Motta, da Nelore JEM, e que  foi devidamente  oficializado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB.

Com trabalho de seleção reconhecida na região Norte do país, propriedades no centro e sudoeste tocantinense, o criador que objetiva produzir no rebanho puro animais eficientes e produtivos para atender toda a cadeia da pecuária de corte, ou seja, através da genética dos seus reprodutores produzir bezerros pesados, fêmeas produtivas para reposição e animais terminais precoces e eficientes.

O Nelore JEM mostra ao mercado os resultados reais do seu primeiro abate técnico oficializado, afim de reconhecer os “deveres de casa” e promover aos seus parceiros que a raça Nelore é muito eficiente no ciclo completo de produção.

A classificação e tipificação das carcaças foram realizadas por Guilherme Alves -  Gerente de Produto da ACNB, com intuito de identificar idade, conformação e acabamento de todos animais abatidos.

Foram 249 animais, machos Nelore inteiros, criados e recriados à pasto, terminados em confinamento, com as seguintes características:

 

Dados: ACNB – Abate Técnico Nelore JEM.

 

Ao final do abate a média de peso foi de 20,99@ com 57,19% de rendimento de carcaça.

Mas como é sabido, o importanteé quando se tem retorno financeiro, abaixo segue as análises de desempenho e econômicas do lote.

 

O Zootecnista e gerente geral de pecuária do Grupo Nelore JEM, Danilo Figueiredo ressalta que, a produção de carne com qualidade e rentabilidade passa por um processo de recria eficiente, determinante no resultado de peso final ao abate e retorno financeiro da atividade; o bezerro deve expressar seu potencial de desenvolvimento em curto período de tempo e ser capaz de entregar sua carcaça bem formada e apta para produzir elevado volume de musculatura, viabilizando a utilização das dietas de alta energia e devolvendo ao produtor rendimento do peso e  eficiência econômica no acabamento em confinamento.     

Rafael Mazão, consultor em melhoramento genético e produção do Nelore JEM, menciona a importância da ação do pecuarista em identificar os resultados ao final da cadeia de produção. Uma vez que o plantel puro e comercial tem como prioridade no objetivo de produção a evolução para as características de carcaça, que refletem positivamente na precocidade (peso e sexual) quando se seleciona os melhores animais para área de olho de lombo (AOL) e acabamento (EG), diretamente refletindo no final do sistema com os animais terminais oriundos dessa genética melhoradora.

Pioneiro no estado, selecionando os animais melhoradores para as características de carcaça, o Nelore JEM realiza anualmente avaliação por ultrassonografia dos animais ao sobreano para identificar os superiores e multiplicá-los, e inibir a perpetuação dos inferiores.

Com projeto sólido também na terminação, em 2017 irá abater próximo a 12 mil animais, e para os anos seguintes perspectivas de aumento do volume da produção, aproveitando toda estrutura agrícola que está projetada para atender a integração lavoura pecuária para customizar todas operações do grupo.

O abate técnico teve total apoio de toda a equipe diretora do Frigorífico Plena e foi acompanhado por profissionais ligados à cadeia produtiva da pecuária como o Leiloeiro Eduardo Gomes, colaboradores técnicos do Nelore JEM e amigos que foram convidados a participarem, além da empresa Pró Campo Assessoria e Comunicação em Agronegócio que registrou todos os momentos em fotos e filmagens para que tudo ficasse registrado e documentado.