Gurupi deve contar com um Programa de Horta Solidária Urbana
Na sessão da Câmara Municipal de Gurupi, desta terça-feira (22), foi apresentada a proposta de autoria do vereador Jair Souza (PMDB), a ser encaminhada ao Poder Executivo Municipal, que prevê a criação do Programa Horta Solidária Urbana, que deverá ser colocado em prática por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e do Idoso.
De acordo com o parlamentar, o programa tem como objetivo fomentar o cultivo de hortaliças nos espaços urbanos desocupados que propiciam o acúmulo de entulho, sujeira e a invasão do mato no interior do terreno.
¨Terrenos baldios seriam eliminados ao se criar as hortas comunitárias, que sorveriam, ainda, para alimentar quem realmente precisa, eliminando diversos problemas como pontos de despejo de lixo e entulho, insetos, roedores, pontos de consumo de droga e tantas outras situações que estes locais causam. Explicou Jair Souza.
O vereador ainda argumentou que a agricultura urbana é uma atividade que busca melhor “viver a cidade” e compartilhar os seus espaços, tal como as manifestações das artes de rua, a presença de bicicletas e tantas outras, ressaltando que nos últimos anos, houve uma significativa ascensão da articulação desses movimentos com intuito de transformar a cidade.
Jair Souza está convicto de que a hortas comunitárias são exemplos de práticas inovadoras que buscam democratizar o uso do espaço de maneira a “derrubar os muros” da segregação social e do individualismo. “Várias são as experiências coletivas e hortícolas criadas ao longo dos anos. Mas, agora, também é preciso atentar àquelas que nasceram do ativismo urbano com a ocupação do espaço público, na maioria das vezes abandonado, para uma área verde agregável onde se partilham experiências e se cultivam alimentos.”, finalizou o vereador Jair Souza. (Zacarias Martins)
Foto: Zacarias Martins
O vereador Jair Souza disse que quer ver esse programa ser colocado em prática o mais rápido possível.