• Palmas - TO, 28.09.2025

O curso conta com a colaboração da Oficina de Programas Internacionais do Serviço Florestal dos Estados Unidos

  • Agronegócio
  • 31/07/17 10:20
  • Divulgação

Técnicos do Naturatins participam de capacitação nos EUA

Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que participam de curso nos EUA, a partir desta semana. A capacitação/intercâmbio é uma atividade contemplada no Plano de Aquisição do Naturatins, para o Projeto de Desenvolvimento Integrado Sustentável (PDRIS), que prevê a capacitação e treinamento, incluindo cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e atualização de cursos para servidores no Brasil e no exterior. Os recursos relativos à participação dos técnicos foram provenientes do empréstimo do Banco Mundial ao estado do Tocantins, por meio do PDRIS.

Participam da capacitação sobre o Manejo de Áreas Protegidas ,que ocorre na Universidade Estadual do Colorado (CSU – Colorado State University), o engenheiro agrônomo, Gilberto Oliveira e a bióloga Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, ambos inspetores de Recursos Naturais do Instituto.

A duração do curso é de 31 dias e o retorno dos profissionais ao Brasil está previsto para dia 7 de agosto.

Segundo Angélica Beatriz Gonçalves, na última terça-feira, 25, durante um almoço ocorrido a convite do coordenador geral do curso, Jim Barborak e do vice-coordenador, Ryan Fichum, os professores demonstraram interesse em conhecer as demandas do Naturatins, no Tocantins.

“Houve a sinalização de conhecer o Tocantins e nos apoiar em atividades futuras de capacitação no Brasil. Eles já estão realizando atividades no Brasil com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, adiantou.

O curso conta com a colaboração da Oficina de Programas Internacionais do Serviço Florestal dos Estados Unidos e tem como objetivo geral compartilhar experiências de gestão em áreas protegidas  com a  filosofia de  “aprender fazendo”, e em razão dessa metodologia, as aulas são teóricas e práticas, sendo que as últimas compõem a maior parte do tempo das atividades. Até o momento ocorreram aulas práticas em cinco áreas protegidas, como o National Park Rocky Mountain. Na oportunidade os participantes realizaram uma ação voluntária para manutenção de trilhas, que foi orientada pela equipe de campo do Serviço Nacional de Parques.

O inspetor de Recursos Naturais, Gilberto Oliveira, destacou que a referida capacitação vem sendo realizada anualmente, desde 1990 e salientou que o curso é direcionado aos técnicos envolvidos com áreas protegidas de países de língua portuguesa e espanhola, na América Latina, África e Europa.

“No momento participam do curso, 24 técnicos de países como o Equador, México, Chile, Peru, Colômbia, Honduras, Guatemala e Paraguai. Além do Brasil que enviou técnicos do ICMBio, sendo do Pará, Roraima, São Paulo e Distrito Federal, e uma técnica da área ambiental do SESC/SP. Do estado do Tocantins apenas os técnicos do Naturatins, participam como  representantes de instituição estadual”, explicou.

Até o momento foram realizadas aulas nas áreas protegidas que compreendem os estados do Colorado, Utah e Wyoming, na região oeste dos EUA. Para esta semana as atividades que envolvem aulas práticas serão nas áreas protegidas do Colorado State Forest and Sate Park, Bosque Nacional Ashley, Refúgio de Vida Silvestre Brown‘s Park e no o Monumento Nacional del Dinosaurio.