• Palmas - TO, 19.04.2024

Tocantins participa de intercâmbio sobre criação de peixes nativos em viveiros

  • Agronegócio
  • 20/06/17 09:25
  • Arquivo/Governo do Tocantins

Tocantins participa de intercâmbio com ações de piscicultura

Com proposta de qualificar secretários de agricultura, técnicos, estudantes e produtores rurais no desenvolvimento da piscicultura, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa, nesta semana, de 19 a 23, de um intercâmbio com ações em diversos municípios da região do Cone Sul de Rondônia.

Segundo informações do gerente de pesca da Seagro, Thiago Tardivo, Rondônia é atualmente o maior produtor de peixes nativos do Brasil. Em 2015, o estado produziu 84 mil toneladas de peixes amazônicos, os quais são comercializados para mais de 13 estados brasileiros. “A cadeia de piscicultura de Rondônia já está consolidada. Vamos levar informações e conhecer as perspectivas e desafios que enfrentam hoje”, disse o gerente, ressaltando que “o intercâmbio é importante, pois o que, hoje, é vivenciado na região do Cone Sul de Rondônia pode auxiliar no que diz respeito ao desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado no Tocantins”.

O Cone Sul de Rondônia inclui os municípios de Vilhena, Cabixi, Colorado do Oeste, Corumbiara e Cerejeiras.

Programação

Dia 19 de junho – Reconhecimento da área e avaliação dos viveiros da piscicultura do Campus de Colorado do Oeste e ainda visita às propriedades rurais do município.

Dia 20 de junho – Reconhecimento do potencial piscícola do município de Cabixi e consultoria e avaliação sobre produção de alevinos.

Dia 21 de junho – Palestra para alunos e técnicos do Instituto Federal de Rondônia. Tema: Cadeia Produtiva do Tambaqui na região do Cone Sul de Rondônia – Palestrante, gerente de pesca da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Thiago Tardivo.

Dia 22 e 23 de junho – Capacitação de docentes e secretários de agricultura do Cone Sul.