Polícia Civil frustra roubo a banco e prende suspeitos de integrar quadrilha
Durante toda esta quarta-feira, 6, uma ação de combate à criminalidade, deflagrada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Palmas em conjunto com o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), tropa de elite da Polícia Civil, resultou na prisão de três suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por praticar roubos a instituições financeiras, que agia em Palmas e município do interior do Tocantins.
Conforme o delegado Titular da DEIC, Vinicius Mendes de Oliveira, desde a última sexta-feira, 2, os investigadores monitoravam uma quadrilha especializada no roubo a instituições financeiras que, supostamente, é do Estado do Mato Grosso e teria vindo ao Tocantins com o objetivo de praticar roubos a instituições financeiras.
Ainda segundo o delegado Vinícius, na última terça-feira, os agentes da DEIC receberam denúncias de que o bando tentaria roubar a agência do banco Bradesco de Novo Acordo. Com base nessas informações, equipes da DEIC e do Gote, comandadas pelo delegado Rildo Barreira, deslocaram-se até a cidade e, no momento em que chegavam até um aterro sanitário, localizada a poucos quilômetros do município, a fim de preparar a estratégia de atuação, avistaram no local, dois veículos e alguns indivíduos, em atitude suspeita.
Os policiais civis do Gote realizaram o cerco e após mais de 18 horas de perseguição conseguiram capturar Jeferson Miranda Reis, 27 anos, Johanes Hussein Lopes Fernandes, 27 anos e Alexandre Ferreira de Souza, 29 anos, os quais se encontravam próximo ao município de Aparecida do Rio Negro.
“Durante o cerco policial, levantamos informações de que os indivíduos estavam tentando retornar para Palmas, sendo que, um dos suspeitos, abordou um senhor que conduzia uma motocicleta e, após ameaçá-lo com uma arma de fogo, o obrigou a transportá-lo até um local conhecido como pedreira, já próximo a Aparecida do Rio Negro”, disse o delegado Rildo.
Com os três homens, os policiais civis apreenderam, além dos carros, uma grande quantidade de ferramentas para arrombar caixas eletrônicos, tais como pé-de-cabra, serra copo, furadeiras, alavancas de aço, objetos, possivelmente furtados os correios, além de certa quantia em dinheiro e um veículo HB20.
Em contato com a Polícia Federal, foi apurado que parte dos objetos encontrados com os três suspeitos pertencem a agência dos correios, assaltada em Palmas, além disso, no dia seguinte ao roubo, os investigadores da Deic apuraram mais fatos relativos ao crime. “No dia posterior ao furto à agência dos correios de Palmas, verificamos que houve uma movimentação de mais de R$ 50 mil reais, nas contas bancárias de apenas um dos suspeitos preso”, ressaltou o delegado.
Os suspeitos foram levados à sede da DEIC, onde foram autuados em flagrante por associação criminosa, tentativa de furto e furto qualificado. Após os procedimentos cabíveis, os três homens foram recolhidos à carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
(Ascom/SSPTO)