• Palmas - TO, 28.09.2025

A agroindústria vai manter a tradição familiar na produção de bolos e biscoitos

  • Agronegócio
  • 05/06/17 10:49
  • Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Em Santa Rosa agroindústria fortalece agricultura familiar

Por meio da assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o município de Santa Rosa, a 165 km de Palmas, passa a contar com uma agroindústria de biscoitos, inaugurada na sexta-feira, 2 de junho.

O empreendimento, localizado na Fazenda São Geraldo, no Distrito de Cangas, será comandado pela agricultora familiar Aparecida das Dores em conjunto com sua mãe e pela a irmã, mantendo assim a tradição familiar de décadas, na produção de bolos, biscoitos, pão de queijo, broas e tortas.  

“Há mais de vinte anos que minha mãe vende biscoitos e bolos caseiros, por isso não foi difícil seguir esse caminho. A agroindústria vem coroar nossa atividade, sendo um sonho realizado, que vai garantir renda para toda a família. Estamos muito felizes e aptos a vender para o Compra Direta [Programa de aquisição pública de produtos dos agricultores familiares], bem como as escolas, pois temos o alvará da vigilância sanitária”, disse a agricultora, complementando que a fábrica irá produzir cerca de 50 quilos de alimentos por dia.

Segundo o extensionista, Valdivo Iris, chefe do escritório local do Ruraltins, de Santa Rosa, a agroindústria é uma das ações prioritárias do órgão na região, visando atender as exigências sanitárias e colocar o produtor em condições de comercializar os seus produtos.

“Diante das exigências de comercialização os produtores precisam se adequar para não perder a renda que tem. É necessário estar atentos a legislação, já que o momento exige isso. Essa agroindústria obedece aos padrões sanitários e tenho certeza que a iniciativa vai fazer com que muitos invistam na profissionalização do seu negócio. A ideia é levar isso para os outros municípios”, frisou o extensionista.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, o mundo moderno exige das pessoas coragem para reagir diante das dificuldades, no sentido de buscar melhores condições de vida. “A cada dia surgem novos desafios, mas temos a capacidade de reagirmos diante das dificuldades e adaptarmos às exigências do mundo moderno. Sabemos que nem todo mundo carrega esse espírito empreendedor, porém os extensionistas do Ruraltins têm o papel de descobrir os talentos que estão por ai, e tirar de dentro das pessoas a capacidade que elas têm de mudança. Isso tudo é um somatório de ações que pode servir de exemplo para outros agricultores”, avaliou.

Em Santa Rosa agroindústrias fortalece agricultura familiar- Notícia 1

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, prestigiou a inauguração do empreendimento familiar - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Outros empreendimentos

Na oportunidade, os profissionais do Ruraltins e produtores da região visitaram as instalações do futuro abatedouro de suínos que está sendo construído na Fazenda Açude, com capacidade para abater até cinco animais por dia.

Já na Chácara Primavera, de propriedade do agricultor Domingos de Sousa Carvalho, foi entregue uma estrutura de alvenaria para instalação do tanque de resfriamento de leite, doado pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins. O equipamento vai atender seis produtores da região, que vão fornecer 250 litros de leite por dia.

“Aqui produzo peixe, milho, feijão e o leite, de onde tiro todo o sustento da família. Minha expectativa com o tanque de leite é expandir a produção e me aperfeiçoar cada vez mais na área, para não ficar atrás”, disse Domingos Sousa, acrescentando que o próximo passo é comprar um pasteurizador de leite.

As inaugurações contaram ainda com a presença da supervisora regional de Porto Nacional, Isa Maria Neres, do presidente da Câmara Municipal, Mauro Batista, além de produtores e técnicos do Ruraltins de Pindorama, Monte do Carmo, Ponte Alta e de Santa Rosa.

(Ascom/Rutaltins)