• Palmas - TO, 28.09.2025

Nesta etapa, serão envolvidos 8,6 milhões de bovinos e bubalinos, distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais cadastradas em todo o Estado

  • Agronegócio
  • 25/05/17 10:01
  • Eduardo Ferreira

Produtores rurais devem vacinar 8,6 milhões de animais até 31 de maio

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa está chegando na reta final, os produtores rurais que ainda não vacinaram o rebanho devem se apressar, pois o prazo termina no dia 31 de maio. A comprovação do procedimento também é obrigatória e deve ser realizada até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Nesta etapa, serão envolvidos 8,6 milhões de bovinos e bubalinos, distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais cadastradas em todo o Estado.

Para agilizar o atendimento aos pecuaristas, desde o dia 10 de maio, o horário de atendimento nas unidades da Agência foi ampliado, passando das 12h30 às 18h30 para das 7 horas às 18h30. “Montamos uma escala especial de serviço em 43 municípios, para atender exclusivamente os produtores rurais durante a realização da campanha. Esperamos que todos cumpram os prazos e colaborem com a sanidade agropecuária do Estado”, reforçou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Para vacinar o rebanho, o produtor rural deve comprar a vacina em loja cadastrada na Agência, preservar a temperatura entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação. Para declarar a vacinação, é preciso apresentar a nota fiscal da vacina e a Carta-aviso preenchida com os dados dos rebanhos existentes na propriedade rural. Do contrário, estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções previstas na legislação estadual.

Produtores rurais devem vacinar 8,6 milhões de animais até 31 de maio

Horário diferenciado

Confira a lista abaixo dos municípios com escala especial:

Regional de Araguaína - Araguaína, Arguianópolis, Aragominas, Filadélfia, Piraquê e Wanderlândia;

Regional de Araguatins - Araguatins, Tocantinópolis, Nazaré e Buriti;

Regional de Colinas - Arapoema, Bandeirantes, Colinas, Couto Magalhães, Guaraí e Pau D’arco;

Regional de Formoso do Araguaia - Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia e Sandolândia;

Regional Gurupi - Gurupi;

Regional de Miracema do Tocantins - Miracema do Tocantins e Miranorte;

Regional de Palmas - Palmas e Rio Sono;

Regional de Paraíso do Tocantins - Cristalândia, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Paraíso e Pium;

Regional de Pedro Afonso - Itacajá, Tupiratins, Pedro Afonso e Itapiratins;

Regional de Porto Nacional - Natividade e Porto Nacional;

Regional de Taguatinga - Taguatinga, Combinado, Dianópolis, Almas, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Porto Alegre e Taipas.

Por Dinalva Martins/Governo do Tocantins