• Palmas - TO, 19.04.2024

A conselheira estadual da ABCZ, Andrea Stival, cumprimenta o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros

  • Agronegócio
  • 12/05/17 15:13
  • Divulgação

Programa Pró-Genética é implantado no Estado do Tocantins

Com um rebanho bovino de mais de 8 milhões de cabeças, o Tocantins terá a partir de agora um programa de melhoria genética do rebanho bovino voltado para pequenos e médios produtores rurais do Estado. Nesta quinta-feira (11/05), foi assinado, durante a 17ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas/TO, o Termo de Cooperação Técnica para implantação do programa Pró-Genética entre a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins - Ruraltins e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins - Adapec.
 
O Pró-Genética tem como objetivo elevar a produtividade e a renda das pequenas e médias propriedades rurais por meio da aquisição facilitada de touros puros registrados. Para o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, a adoção do programa ajudará a elevar a qualidade genética dos pequenos rebanhos, garantindo mais renda aos produtores. “Tocantins é um grande produtor de carne bovina, exportando para 25 países. Além disso, conta com um rebanho bovino livre de febre aftosa há 20 anos. Com a implantação do Pró-Genética, estamos dando um passo importante para consolidar o melhoramento genético do rebanho estadual, pois os pequenos produtores poderão adquirir com total assistência técnica e sem burocracia touros melhoradores.”, destaca Barros, que representou o Governo do Tocantins na oficialização do Pró-Genética. Já a ABCZ foi representada pela conselheira estadual Andrea Noleto de Souza Stival.
 
O Pró-Genética conta com vários canais de venda, que vão desde as feiras regionais, leilões e vendas online. A primeira feira do Tocantins está ocorrendo durante a Agrotins e vai de 9 a 12 de maio. Cerca de 100 animais das raças Gir, Guzerá, Nelore e Tabapuã estão à venda. Os compradores recebem a orientação técnica da ABCZ e dos extensionistas da Ruraltins.  “O Tocantins tem uma demanda anual média de 20 mil reprodutores, ou seja, este é um excelente mercado para o pecuarista que produz touros. Agora, com esses animais chegando também aos pequenos rebanhos teremos a possibilidade de transformar a realidade desses produtores, elevando produtividade e renda.”, diz Luiz Fernando Salim, responsável técnico pelo Escritório Regional da ABCZ em Palmas.  
 
Criado em 2006, o Pró-Genética está presente em 17 Estados brasileiros e já comercializou mais de 15 mil reprodutores zebuínos puros. Os produtores podem comprar animais financiados pelas instituições bancárias ou com recursos próprios. Um convênio assinado com Banco do Brasil e o Governo Estadual permitindo que a Ruraltins atue como correspondente bancário deve facilitar o acesso ao crédito e impulsionar as vendas do Pró-Genética nos próximos meses.
 
No Tocantins, os próximos eventos chancelados pelo programa serão o 5º Feirão Dallas, no dia 20 de maio, em Duere, e o 7º Leilão Naturalmente Precoce, no dia 21 de maio, em Paraíso do Tocantins, com transmissão pelo Canal Rural X.
 
Larissa Vieira