• Palmas - TO, 25.04.2024

Além do dia especial, a unidade demonstrativa do Ruraltins, durante os cinco dias da Feira, vai apresentar todo o sistema de produção da avicultura

  • Agronegócio
  • 05/05/17 09:22
  • Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

Agrotins terá dia especial da avicultura caipira

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) promovem, durante a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), um dia especial da avicultura caipira. A Feira ocorre entre os dias 9 a 13, já o dia especial será realizado na sexta-feira, 12 de maio, no espaço da Vitrine da Agricultura Familiar.

De acordo com o zootecnista do Ruraltins e um dos organizadores do evento, Hélio Souza, a ação pretende apresentar todas as etapas de produção das aves. Ele explica que a programação contará com um ciclo de palestras, onde serão abordados o manejo, a nutrição, o abate com certificação, o crédito rural para a aquisição das aves e a comercialização, direta e via mercados institucionais, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“O ciclo de palestra irá ocorrer pela manhã, terminando ao meio-dia, quando será realizado um teste sensorial, que é uma degustação utilizando a carne do frango em diferentes idades. O objetivo é identificar a idade ideal para o abate, e com isso, fazermos a comparação, identificando qual fase desse novo frango caipira que mais se aproxima do tradicional, em sabor, textura, e característica da carne, e quem vai definir isso será o público, por meio de votação. O teste sensorial é justamente para identificar e definir qual idade teve a melhor aceitação, informou”.

O zootecnista acrescenta ainda que essa avaliação do público é importante para que o produtor, ao adquirir essa espécie de ave (conhecida popularmente por frango caipira melhorado), saiba qual é o tempo ideal para o abate, o custo de produção e o retorno financeiro.

Além do dia especial, a unidade demonstrativa do Ruraltins, durante os cinco dias da Agrotins, vai demonstrar todo o sistema produção da avicultura. 

(Ascom/Ruraltins)