Alunos da rede municipal de Palmas são medalhistas na 16ª Copa Estadual de Karatê Olímpico
O projeto da Secretaria Municipal da Educação (Semed) Karatê Olímpico nas Escolas revelou dois medalhistas durante a 16ª Copa Estadual de Karatê Olímpico, realizada pela Confederação Brasileira de Katarê (CBK) no último final de semana. A iniciante no Karatê, Alana Franco, de 9 anos, é aluna do 4º ano na Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista, ela levou medalha de bronze nas modalidades Kata e Kumite. Quem garantiu medalha de ouro no Kata foi Etore Jordano, com apenas 7 anos e cursando o 3º ano na ETI Monsenhor Pedro Piagem, já foi campeão estadual e nacional 2016, ele também conquistou a medalha de prata no Kumite.
O projeto iniciou no dia 22 de fevereiro e atende quatro unidades da rede, Escola Municipal Anne Frank e Monteiro Lobato e as ETIs Daniel Batista e Monsenhor. Edilson Ferreira, técnico e professor da disciplina, diz que além de fomentar o esporte, a disciplina é importante para os alunos. “Tira o peso das disciplinas regentes, os alunos tem mais vontade de ir à escola, pois um dos pré-requisitos para participar do karatê é ter boa nota”, afirma.
O próximo evento será realizado em maio na Capital, o Campeonato Pré-Olímpico 2017, e os alunos atendidos pelo projeto já se preparam para representar o município nessa etapa. Um dos professores e técnico responsável pelo projeto, Jones Dean, diz que a expectativa para o nacional é grande. “O Pré Olímpico é uma novidade pra nós. Não existia essa modalidade já que o karatê não era olímpico, o que traz mais motivação principalmente para os alunos, as acrianças sonham mais”, conta o técnico. E não para por ai, em junho tem o Open Nacional em Aracaju, Sergipe, e os dois técnicos garantem que os alunos irão representar muito bem as escolas da rede municipal e o Estado do Tocantins.
(Ascom/Semed)