• Palmas - TO, 18.04.2024

Doenças das aves são discutidas em treinamento da Adapec

  • Agronegócio
  • 14/03/17 09:35
  • Delfino Miranda

Inspetores da Adapec iniciam treinamento sobre doenças das aves

Palestras sobre Salmoneloses e Mycoplasmoses, doenças que acometem as aves, deram início às reuniões técnicas para os inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta segunda-feira, 13, em Palmas.

O treinamento, com ênfase no atendimento às notificações de enfermidades das aves, segue até quarta-feira, 15, com aulas teóricas e práticas na Universidade Católica do Tocantins, em Palmas. Durante a abertura do evento, a vice-presidente da Adapec, Marcia Helena da Fonseca, agradeceu pela parceria do Comitê de Sanidade Avícola do Estado do Tocantins (Coesa) e falou da evolução do setor a cada ano no Estado, que, em 2016, registrou 7,7 milhões de aves. “Estamos investindo em conhecimento para atender a demanda crescente da avicultura. Com as informações recebidas, nossos técnicos estarão mais aptos à vigilância ativa no campo, com a colheita de material, colaborando para a prevenção de doenças”, destacou.

O superintendente federal da agricultura (SFA), Rodrigo Guerra, reforçou a importância das ações da Adapec e da SFA para a proteção das divisas, bem como a prevenção e o controle de doenças do setor avícola. “Toda cadeia produtiva deve estar atenta a toda e qualquer enfermidade, por isso, o evento é primordial, pois prepara os profissionais para uma possível necessidade”, disse. O fiscal agropecuário da SFA, Welciton Assunção, disse que o atendimento à notificação é o primeiro passo para identificação de doenças. “Quanto mais cedo se identifica um foco, mais eficazes são os procedimentos. Hoje, o Brasil é livre da Influenza Aviária e o nosso objetivo é continuar mantendo esses status”, ressaltou.

Welciton disse ainda que as maiores produtoras de frango do Tocantins estão concentradas na região norte do Estado, no Bico do Papagaio (Tocantinópolis); Araguaína e Wanderlândia, além disso, na região central: Paraíso e Fátima. “O Estado é altamente propício ao desenvolvimento da avicultura, tem uma temperatura boa, os índices zootécnicos que as integradoras apresentam estão entre as melhores do Brasil”, destacou.

A palestrante e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Silvia Minharro, deu enfoque às doenças bacterianas, salmonela e microplasma nas aves de produção, reprodução e aves comerciais, e enfatizou a importância de padronizar atitudes e ações da vigilância. “Discutimos o reconhecimento de sinais clínicos e algumas lesões, além de analisarmos possíveis diagnósticos diferenciais na notificação para alimentar o banco de dados nacional”, pontuou.

O inspetor agropecuário da Adapec, José Henrique Pereira da Silva, disse que é mais uma oportunidade de conhecimento, já que a avicultura está em grande expansão, tanto na área comercial quanto de subsistência. “Estamos discutindo um assunto que está na pauta mundial, que é o de doenças avícolas, por isso, é muito interessante e enriquecedor para melhoria da nossa atuação”, disse. 

(Ascom/Adapec)