• Palmas - TO, 20.04.2024

O tempo total da capacitação será de três anos

  • Agronegócio
  • 07/03/17 15:06
  • Divulgação

Ruraltins e Embrapa capacitam técnicos em sistema integrado de produção em Gurupi

A zona rural tocantinense segue cumprindo com êxito a meta de minimizar os males do efeito estufa na atmosfera. A agropecuária local, além dos números que já chamam a atenção na balança comercial brasileira, trabalha firme na capacitação dos técnicos para a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam, de 7 a 9 de março, em Gurupi, do segundo módulo de capacitação da Embrapa dentro do projeto de Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

O curso é voltado para servidores do órgão e demais interessados dos setores público e privado. O evento, que acontece no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), traz na abordagem sistemas de integração lavora-pecuária-floresta para recuperação de áreas degradadas, focados na implantação, condução e colheita, na ocasião acontece ainda a demonstração de resultados da sobressemeadura de capim na cultura da soja.

O tempo total da capacitação será de três anos, onde os técnicos participarão de mais seis encontros, sendo dois por ano. Segundo a zootecnista, gerente de Agropecuária do Ruraltins, Ana Clara Bohnen,  após o primeiro encontro, no entanto, eles já começam a colocar mensalmente em prática o que aprendem. Para que isso ocorra, eles precisam escolher uma URT (Unidade de Referência Tecnológica), que é uma propriedade da região.

“Os proprietários são escolhidos dentre produtores que estão na iminência de serem contemplados com algum tipo de financiamento, ou que ao menos tenham interesse em atuar orientados pelos técnicos capacitados. O técnico é orientado a escolher a URT que ele acredite que vá pra frente, e o produtor ganha a assistência técnica gratuita. O foco do nosso trabalho é a recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, florestas plantadas, e a integração Lavoura, Floresta e Pecuária”, explica Ana Clara.

A capacitação continuada visa atender a cadeia da ILPF (Integração Lavoura, Florestas e Pecuária). Já nos dias 28, 29 e 30 de março haverá um módulo único para as cadeias do Plano ABC Gado de Corte e ABC Leite.  Ao todo serão investidos em torno de R$ 1 milhão em capacitações.

Rede de Fomento em ILPF

De acordo com informações da Embrapa Pesca e Aquicultura, a capacitação é uma ação da Rede de Fomento em ILPF, formada pelas empresas Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Dow AgroSciences, John Deere, Parker e Syngenta. A realização é da Embrapa junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). Apoiam a empresa Zoofértil, a UFT e o campus de Gurupi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Tocantins (IFTO). 

(Ascom/Rutaltins)