• Palmas - TO, 14.04.2024

  • Cidades
  • 26/03/24 11:56
  • Divulgação

Roda de conversa em Tocantínia foca sobre a importância da diversidade na escola

Por Zacarias Martins


Dentro do leque de ações do Projeto Leitura Viva, colocado  em prática pela Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia, foi realizada uma roda de conversa na manhã desta terça-feira, 26 com  a assistente social Janaína de Sousa Lopes, no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva, tendo como público-alvo, servidores e alunos da rede municipal de Educação.

A temática abordada pela assistente social foi relacionada sobre a importância da diversidade na escola, buscando promover a compreensão de que as diferenças entre as pessoas devem ser respeitadas para que, assim, possa ser criado um espaço mais justo e igualitário dentro da escola.

Debate
O professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia,  diz entender que o debate sobre diversidade na escola ajuda a criar um ambiente mais inclusivo, onde todos os alunos se sintam bem-vindos e valorizados.  “Isso pode ajudar a diminuir casos de bullying e outros comportamentos prejudiciais que podem ocorrer quando os alunos se sentem excluídos”, pontua o secretário.


André Goveia lembra ainda que o  debate sobre diversidade também ajuda a promover a compreensão de que as diferenças entre as pessoas devem ser valorizadas e respeitadas, ajudando a criar um espaço justo e igualitário.

“Esses pontos são citados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ressalta a necessidade de estimular ações para a transformação da sociedade. Além disso, falar sobre diversidade é essencial para combater o preconceito. O mundo em que vivemos é diverso e globalizado, portanto, é importante que os alunos sejam expostos a diferentes perspectivas e culturas durante a formação”, concluiu André Goveia.