• Palmas - TO, 30.04.2024

Em reunião com Associação de Pescadores do distrito de Luzimangues, a secretaria ouviu demandas e sanou dúvidas sobre o desenvolvimento da profissionalização da atividade pesqueira na região

  • Agronegócio
  • 23/01/24 17:16

Pesca e Aquicultura estreita diálogo com pescadores de Luzimangues

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) participou, nesta segunda-feira, 22,  de uma roda de conversas com pescadores do distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. Foi realizado um levantamento das principais demandas da associação do distrito, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins em fortalecer a cadeia aquícola do Estado.

Na ocasião, a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, enfatizou o papel da Sepea no desenvolvimento sustentável do setor e, ao lado do secretário-executivo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Soares Filho; do gerente de planejamento da Sepea, Onivaldo Rocha; e do diretor de desenvolvimento da pesca, Dyego Reis, abordou as estratégias para coletar informações essenciais que direcionem investimentos em políticas públicas eficazes para a comunidade pesqueira.

A Sepea, ao coletar as demandas apresentadas, faz um relatório sobre a normatização e legalização das atividades pesqueiras, a promoção da inclusão por meio da profissionalização e presta esclarecimentos sobre o manejo adequado das produções pesqueiras. Os dados direcionam os projetos desenvolvidos pela Pasta. 

Um ano de Sepea 

O Governo do Tocantins, reconhecendo a importância do diálogo direto com os pescadores, criou a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, que busca recursos para investimentos no setor, alinhando-se à política nacional por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Otimista quanto ao futuro da aquicultura no Estado, a secretária Miyuki Hyashida reforçou o compromisso do Governo do Tocantins em impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor. “Estamos focados em ouvir e atender as necessidades dos pescadores, promovendo políticas que não apenas fortaleçam a cadeia aquícola, mas também elevem a qualidade de vida das comunidades”, afirmou a secretária. 

A reunião, proposta pela Associação de Pescadores de Luzimangues, foi elogiada pelo secretário-executivo Soares Filho, como uma iniciativa essencial para fomentar a cadeia produtiva na região. “É muito importante a parceria entre a Seagro e a Sepea, que vai trabalhar a cadeia produtiva e fomentar ainda mais o pescado na nossa região”, pontuou. 

A presidente da Associação de Moradores e Chacareiros do Reassentamento de Luzimangues (Ascomchac), Euzilene Lucena Maciel, também participou da reunião.