• Palmas - TO, 19.04.2024

Curso de jornalismo da UFT comemora 25 anos com programação especial. Abertura oficial do evento acontece nesta segunda-feira, 18

  • Cidades
  • 15/10/21 17:59
  • Divulgação

Programação dos 25 anos do curso da UFT começa nesta segunda-feira, 18

O curso de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) celebra, neste mês de outubro, 25 anos de implantação. Para comemorar o Jubileu de Prata, foi desenvolvida uma programação especial e diversificada com palestras, mesas-redondas e homenagens a professores e egressos. A abertura oficial do evento será realizada nesta segunda-feira (18/10), às 19h. De acordo com a Comissão Organizadora toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube Jornalismo UFT. As comemorações seguem até 5 de novembro.

A coordenadora do curso, Valquíria Guimarães destaca que celebrar os 25 anos do curso é reconhecer o seu legado. “Não é apenas uma data comemorativa, é a construção da história da comunicação no Estado. Somos o primeiro curso e as mudanças após a criação são inúmeras”.

Valquíria ressalta ainda que essa história foi e está sendo escrita por várias pessoas. São mais de cem professores e professoras que já passaram pelo curso, assim como técnicos e técnicas que deixaram a sua marca. “Por isso, fizemos uma programação especial que busca contar a trajetória do curso”.

Abertura

A mesa-redonda “25 anos de história: a formação em Jornalismo da Unitins à UFT”, que acontece no dia 18, às 9h, é a primeira programação do evento. Participam os professores Alan Barbiero e Fábio D'Abadia (UFT), bem como a professora Valdirene Cássia (UniCatólica) e as jornalistas Neuracy Viana e Samara Martins.

No período da noite, às 19h, tem início a cerimônia de abertura com homenagem à professora Verônica Dantas Meneses. Na sequência, às 19h30, a professora da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e referência nacional em pesquisa na área de trabalho e profissão do jornalista, Roseli Fígaro, ministra a palestra “As mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas: das incertezas às perspectivas da profissão”.

Programação

A mesa-redonda intitulada “Por onde andei: egressos e suas trajetórias” está programada para 27/10, às 10h.

“Jornalismo e Democracia: o papel da imprensa na sociedade” é outro tema em discussão. A professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Adriana Barsotti, conduzirá a palestra.

Pratas da casa, os professores Alice Agnes, Marluce Zacariotti e Valquíria Guimarães estão responsáveis pelas mediações das discussões durante as palestras e mesas redondas.

Encerramento

No dia 5 de novembro, a edição especial do Programa Repórter Calango da Rádio UFT FM marca o encerramento das comemorações. A apresentadora do telejornal da TV Anhanguera, Jocyelma Santana, e a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar, aceitaram o convite para uma conversa descontraída com a coordenadora Valquíria Guimarães sobre o curso, a formação em jornalismo e a atuação profissional no Estado.

Redes Sociais

Paralela à programação oficial, as redes sociais do curso divulgarão conteúdos recheados com as melhores memórias de quem passou e de quem ainda está na universidade. O endereço dos perfis no Instagram e no Youtube é @jornalismouft.

Acesse aqui a íntegra da programação.